sexta-feira, 1 de julho de 2016

Top três dos Editores de fotos Profissional



Um bom editor de foto profissional pode ser a diferença entre uma foto boa e uma foto ótima.



Dani Sousa

Do FL



Você deve ter chegado até esta matéria digitando no Google “qual o melhor editor de fotos profissional existente”, até porque, quem fotografa sabe que depois de um dia ou uma noite longa de clicks, chega sempre a tão esperada hora de descarregar o cartão e selecionar as preciosidades.

Está tudo maravilhoso, mas alguns detalhes precisam ser acertados, melhorados, finalizados. Pode ser apenas um efeito, um retoque, uma assinatura ou uma grande transformação na imagem, tudo vai depender de um bom Editor de Fotos Profissional.

Escolhemos três grandes Editores de Fotos Profissional para te ajudar nesta escolha.

Vamos começar pelo mais conhecido:

Editor de foto profissional: Adobe Photoshop CC



Sem dúvidas é um software excepcional para edição e tratamento de imagens profissional. A quantidade de ferramentas, pinceis e filtros é grandiosa. 



A mais recente versão o Adobe Photoshop CC trouxe uma ferramenta de redução de desfoque (Shake Reduction) para aquelas fotos que saem um pouco tremidas, mas não devem ser descartadas. Trouxe também a vantagem de poder usar o recurso “Camera Raw” diretamente no editor como um filtro. 



Outra opção interessante é o Content-Aware, que auxilia na edição daqueles detalhes chatos de remover da foto, com ele o programa preenche automaticamente o recorte com as cores e fundo que mais se assemelhe com o espaço retirado, muitas vezes sem nenhuma necessidade de maiores edições.



Para utilizar o Adobe Photoshop CC você precisará primeiramente adquirir a licença que poderá ser paga mensalmente ou anualmente, você não pode simplesmente comprá-lo. O Software estará disponível para uso enquanto sua licença estiver vigente.

Editor de foto profissional: Adobe LightRoom


Esta ferramenta é imprescindível para a organização de seus arquivos, pois trabalha com “bibliotecas” onde disponibiliza com fácil visualização as suas pastas e arquivos. Como bom organizador que é, toda a vez que utilizado ele te dá a opção de fazer o backup de suas imagens, diminuindo muito a possibilidade de perca de arquivos.

Ele seria responsável por uma primeira pós-produção de suas fotos. É uma ferramenta onde você consegue “revelar” seus arquivos RAW, já efetuando todos os cortes, ajustes de cores, brilho, enquadramento, foco e mais um monte de recursos que valem a pena testar. 

Você também pode finalizar todas as imagens com sua respectiva assinatura ou marca d'agua. 

Este editor de fotos profissional não tem as mesmas funcionalidades do photoshop e normalmente é utilizado de forma complementar ao uso do primeiro. Na compra da licença para o uso do Adobe Potoshop CS6, o lightroom 5.5 vem incluso no pacote. 

Editor de foto profissional: Paint Shop Pro X8 

O Paint Shop Pro X8 (PSP) é o editor de fotos profissional da Corel Corporation, mesma fabricante do Corel Draw, e compete com o Adobe Photoshop, mas vale ressaltar que não são todas as funções do Photoshop que se encontram no PSP. 

Funcional para efeitos rápidos em fotografias, ele vem com uma série de filtros customizáveis. Também trabalha fotos em formato RAW e teve seu processamento de fotos melhorado em sua nova versão, tornando-o muito mais rápido. 

Com a ferramenta “Perfectly Clear 2 SE” você consegue efetuar correções com apenas um clique utilizando as opções automáticas, podendo corrigir exposição, contraste, remover ruídos e muito mais. 

A Corel Corporation tem como seu carro chefe o Corel Draw, ferramenta indispensável para quem quer fazer artes vetorizadas. Então o PSP acaba sendo um editor de fotos profissional para dar suporte ao primeiro programa.
Google