segunda-feira, 18 de julho de 2016

Dica para fotografar pessoas na Hora Mágica


A hora mágica da luz do sol (ou luz de ouro) é a bussola de iluminação para todos os fotógrafos que fazem externa


Por Dani Souza
Fotos Dani Souza

A chamada “Luz de ouro” ou “Golden light”, revela-se durante a “hora mágica”, que é uma hora após o nascer do sol e uma hora antes do pôr do sol. Estas não são horas exatas, uma vez que depende de onde no mundo você está! Você pode ter mais ou menos tempo para a hora de ouro.

Nós esmiuçamos a hora mágica em outro post aqui no FL, vale a pena dar uma olhada lá. Já neste post, vamos dar algumas dicas de como aproveitar esta luz em fotos com pessoas, usando algumas técnicas pré-elaboradas.

É necessário manter-se calmo. A variedade de possibilidades para o uso desta luz é imenso e você pode se perder em decisões, até porque a hora mágica passa rápido, e você terá que voltar no dia seguinte caso perca o tempo.

Antes de mais nada, existem duas instruções básicas que devemos saber: “Frente” e “Verso”, ou seja, iluminação frontal ou contra luz. 

Estas duas formas de fotografar denota, basicamente, a posição do sol em relação ao assunto, ou a pessoa, da sua fotografia.  

Iluminação Frontal (Frente)

Simples. Seu assunto está virado para o sol. Hora de ouro é o momento perfeito para fazer isso com luz natural. É lindo, e fácil de fotografar;


Você pode querer ver também:
Dicas para fotografar bem melhor
Dicas para fotografar a lua
Dicas para fazer fotometria

Editores de Fotos Profissional
Fotógrafos famosos
A História da Fotografia 


Contra Luz (Verso)

Você também pode colocar o sol atrás do objeto para obter iluminação acontecendo. Este efeito é realmente incrível durante a hora de ouro, uma vez que cria o efeito quente e brilhante. Expõe os tons de pele dos seus assuntos, e é só desfrutar da magia.

Esta é outra forma de brincar com a luz do sol que já falamos em um post dedicado inteirinho para o tema. Dê uma olhada clicando aqui.

Agora vamos a outras técnicas:

Rim Lighting

Isso acontece quando você está usando o sol em uma situação retroiluminado. Se você tem um fundo escuro atrás do objeto, você pode ver um brilho fraco delineando-os. Isso é chamado de iluminação de borda. Por que isso é dá hora? Porque evidencia muito o assunto fotografado.

Vale lembrar que ele é feito em contra luz e com a fonte (o sol) imediatamente atrás do assunto.

Flare

O Flare é um brilho incrível, um arco-íris que aparece quando a luz atinge sua lente. Ele funciona especialmente bem durante hora de ouro, quando o sol está em um grande ângulo, e tem muita cor para jogar. Na maioria das vezes, será preciso fotografar em contra luz, assim como o Rim Lighting, mas colocando o sol em um ponto fora do assunto.
A coisa interessante sobre flare é que é super original. Lentes diferentes em diferentes aberturas criam um FLARE de forma diferente. Luz diferente em diferentes intensidades produz efeitos diferentes. E quando você mudar o ângulo, sim, as coisas ficam diferentes. Aproveite para brincar.

Existem filtros disponíveis no mercado que reforçam ainda mais o Flare e o resultado fica ainda melhor.

Chegou o momento da diversão. Brinque bastante com o sol, ele é a nossa fonte de luz natural e vale a pena extrair o máximo dele nas nossas fotografias!
Google