terça-feira, 21 de junho de 2016

O que é uma câmera de médio formato


Se você está com duvidas sobre o que é uma câmera de médio formato, veio ao lugar certo.



Por Diego Calvo

Você deve ter chegado a este texto para saber o que é uma câmera de médio formato? Vamos tentar explicar de uma forma sucinta aqui.

Bom, no mundo dos filmes (aqueles da época onde para fotografar tinha que manjar dos paranauês), existiam diversos tamanhos e modelos, mas os que vingaram mesmo, e eram mais utilizados, foram os de 35mm e os de 6x6.

Os de 35mm são os mais comuns e você, se tiver mais de 25 anos, deve ter usado, porque eram mais baratos, possuíam um número infindo de fabricante, dos mais sofisticados aos mais ralésinhos, e, ainda por cima, comportavam até 32 poses.

Você pode querer ver também:
Dicas para fotografar bem melhor
Dicas para fotografar a lua
Dicas para fazer fotometria
Fotógrafos famosos
A História da Fotografia 



Já os de 6x6 eram filmes grandes (mediam 6cm x 6cm) o que significava uma maior qualidade na ampliação, por isso, foram muito usados por profissionais em eventos sociais e, sua desvantagem, é que possuíam apenas 10 ou 20 poses.
Diferença entre o filme de Médio Formato e o de 35mm 

Aí você me pergunta: Se eram grandes, porque então são chamadas de médio formato? Porque, na verdade, as de grande formato eram filmes de 8x10 (8cmx10cm).

Ah!, quero deixar uma observação pertinente. Existiram diversos formatos, como a 6x7, mas as mais comuns eram as acima citadas.

Agora que você já sabe o que é uma câmera de médio formato, que tal dar uma olhada no lançamento da nova Hasselblad digital?
Google