sexta-feira, 24 de junho de 2016

Conheça Annie Leibovitz

Annie Leibovitz é famosa por retratar celebridades e criar superproduções.


Dani Souza/FL

Você com certeza conhece o trabalho desta fotógrafa, Annie Leibovitz. Ela é um dos nomes mais importantes da fotografia, é conhecida pelos retratos que realizou de celebridades durante sua carreira em grandes revistas como a Rolling Stone, Vanity Fair e Vogue.

Estadunidense, Annie Leibovitz nasceu em 1949, e se apaixonou por fotografia ao estudar no San Francisco Art Institute. Em 1970 inicia sua carreira na revista Rolling Stone e em 1971 é nomeada chefe de fotografia permanecendo até 1983 no cargo.

Em 1975 foi escolhida para acompanhar a turnê dos Rolling Stones pelas Américas, registrando por dentro tudo o que ocorria nos bastidores e camarins dos shows, integrando-se ao glamour e ao caos que era a cena rock and roll dos anos 70.


Annie é conhecida pelo grau de envolvimento e intimidade que consegue estabelecer entre seus retratados.

Talvez você ainda não tenha ligado o nome à obra, mas ela fez a famosa foto em que John Lennon, nu,  abraça sua esposa, a artista plástica Yoko Ono.

A linda e carinhosa foto tem uma curiosidade peculiar, ela foi feita em 8 de dezembro de 1980, 5 horas antes de um maluco (imbecil e tantos outros esdrúxulos adjetivos) se aproximar do eterno  Beatle e disparar 4 vezes contra seu corpo.

Nota do editor: O maluco em questão portava o livro “O Apanhador no Campo de Centelho”. Apesar da mórbida lembrança, vale a pena a leitura.  

Voltando a Annie, em 1983 ela passa a integrar a revista Vanity Fair, saindo um pouco do foco do rock and roll e seguindo para o mundo da moda.

Entre as muitas fotografias celebres realizadas para a revista Vanity Fair, está a polêmica foto da Atriz Demi Moore, grávida e nua. Capa esta que gerou grande repercussão sobre a maternidade e a ditadura estética.


Seu trabalho toma grandes proporções e sua fotografia passa para superproduções que criam um mundo fantástico. Intitulado “Disney Dream Portraits”, Annie recriou filmes da Disney onde produziu, com celebridades, fotografias reais que mais parecem sonhos.

Deu para sentir o peso do trabalho desta mulher e a importância de seus registros não é mesmo? Para conhecer um pouco mais e ouvir a versão dos amigos e dela sobre sua trajetória na fotografia, assista ao documentário “Life Through a Lens” e deleite-se nesta maravilhosa história. 




















Google