quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Light L16, uma câmera com 16 lentes



A bizarra câmera Light L16 chega ao mercado em 2016 e promete mexer com a hegemonia das DSLR no futuro




Por Diego Calvo

Você já imaginou ter um celular capaz de tirar fotos com igual qualidade de uma DSLR? Pois bem, a empresa Light imaginou e produziu a Light L16, uma das mais bizarras câmeras da atualidade, mas que poderá tirar fotos com até 50 MP. Ela deve chegar ao mercado em meados de 2016.

O mais interessante desta câmera, e o mais bizarro, é que ela conta com 16 lentes de diferentes configurações e disposta de forma quase aleatória.

Você pode querer ver também:
Dicas para fotografar bem melhor
Dicas para fotografar a lua
Dicas para fazer fotometria
Fotógrafos famosos
A História da Fotografia 



Unidas e trabalhando simultaneamente, elas garantem uma excelente qualidade de imagem, isso segundo o excelente material de propaganda que a marca desenvolveu.

Os criadores da câmera prometem unir a qualidade ótica de uma DSLR com a praticidade de uma câmera compacta, ou mesmo um SmarthPhone.


A Light L16 segue a linha das câmeras pointshots, que não precisam de ajustes mirabolantes para fotografar, mas a diferença é que você pode obter profundidade de campo, foco e zoom quando for editar a foto no computador ou na própria câmera, que possui um programa de edição de imagens.

Mostramos aqui um equipamento que faz uma coisa parecida com esta, a Lytro. Vale a pena dar uma olhada clicando aqui.

Ela também vem com wifi para compartilhamento com computadores, servidores ou até mesmo redes sociais.  

Com as 16 lentes embutidas, cada qual com um sensor separado que unidos formam uma única imagem, a Light L16 conta com diversos ajustes prévios. Para ser mais exato, ela possui cinco lentes de 35 mm, cinco de 70 mm e seis de 150 mm. Um software se encarrega de juntar as imagens geradas e transformá-la numa só.

A ideia dos criadores da câmera é embuti-la em celulares (mas até agora não li nada sobre empresas interessadas) e ganhar um nicho do mercado que vem crescendo: fotógrafos amadores que querem uma alta qualidade de imagem sem ter que manjar muito de fotometria e, por que não, fotógrafos profissionais que precisam de uma câmera discreta de alta qualidade.


Além disso tudo, a Light L16 promete tirar fotos com baixíssima luz, sem distorções ou granulação causada por ISO alto.

Um sonho se realizando né?! Mas nem tudo são flores! O preço é uma das coisas que não atraem em nada: US$ 1,700 (US$1,300 para os primeiros 1000 a comprarem). Nem vou estimar o valor dela no mercado Tupiniquim.  


Para finalizar, dá uma olhada neste vídeo abaixo que explica melhor a câmera. Ah, está em inglês! 


Google