quinta-feira, 20 de março de 2014

Dicas para saber como fotografar pessoas

Fotografar pessoas não tem segredos, mas separamos 15 dicas para te ajudar nesta labuta

Por Diego Calvo
Fotos Diego Calvo/Diário de Guarulhos
Do FL

Se tem uma coisa que não se pode fugir na fotografia é fotografar pessoas. Você pode correr de fotografar animais, esportes, natureza, etc., mas nunca conseguirá fugir de fotografar os seres humanos.

Por isso, saber como fotografar pessoas caí muito bem no seu hall de conhecimentos.

A ideia deste poste não é impor um regra, mas abrir seus horizontes para a composição fotográfica deste tipo de foto. Saber como fotografar pessoas te dá uma bela vantagem na hora de clicar.

Você pode querer ver também:
Dicas para fotografar bem melhor
Dicas para fotografar a lua
Dicas para fazer fotometria
Fotógrafos famosos

Para isso, separamos 15 dicas rápidas e simples para você não ficar perdido na hora H e perder muito tempo no enquadramento.

Como fotografar pessoas – Dica 1: Evite distorção.

Ao fotografar uma pessoa, tente colocar câmera na altura da metade do motivo e a mantenha nivelada. Complicado? Vou explicar melhor:

Se for fotografar a pessoa de corpo inteiro (veja explicações abaixo) curve-se, não em sinal de respeito, mas para que a câmera fique na altura de seu peito ou barriga, pois se você abaixar demais, ela ficara com a cabeça pequena, e se ficar alto demais, ela ficará com um cabeção.

Isso acontece porque usamos, geralmente, lentes grande angulares (veja tipo de lentes) que distorcem a imagem. Usar uma lente objetiva ajuda muito mais (veremos isto mais abaixo).

Como fotografar pessoas – Dica 2: Plano Americano.

O plano americano, ou plano médio, consiste em enquadrar a pessoa a partir da cintura ou do umbigo, terminando a foto cerca de quatro dedos acima da cabeça do fotografado.

Alguns fotógrafos usam, também, a fotografia da metade da coxa para cima, isso no caso de a pessoa estar com os braços esticados para baixo, assim, se evita cortar as mãos.

Desta forma, o motivo (objeto principal da composição) ocupa a fotografia inteira. Nestes casos a câmera fica na vertical.

O plano americano é muito usado para fotografar pessoas em eventos.

Como fotografar pessoas – Dica 3: Corpo inteiro.

Como o próprio nome diz, esta fotografia consistem em fotografar a pessoa de corpo inteiro. É imprescindível que tome cuidado para não cortar nem a cabeça e nem os pés do fotografado. Se isso acontecer, repita a foto.

Caso esteja usando uma lente grande angular, curve-se um pouco, como explicamos na Dica 1.

Como fotografar pessoas – Dica 4: Rosto.

Alguns fotógrafos, geralmente o chefe, quando manda fotografar o rosto, usa a expressão: “faça rostinho”. Isso quer dizer que você irá fotografar o rosto da pessoa.

Bom, neste caso, não faça a foto bem fechada do rosto da pessoa. Coloque sempre da metade do peito até o uns 3 dedos acima da cabeça. Isso é o suficiente para mostra expressões faciais, que é o que queremos (e sobra espaço para fazer algum corte se necessário).

Como fotografar pessoas – Dica 5: Foco.

Tente sempre focar nos olhos. Ainda que o resto da foto esteja desfocada (no caso de usar uma lente f/1.8 ou maior) se os olhos estiverem focados, a foto inteira parecerá boa.

Como fotografar pessoas – Dica 6: Lente objetiva (zoom).

Usar uma lente objetiva ajuda a reduzir as distorções no rosto e ajudará muito no nosso próximo item...

Como fotografar pessoas – Dica 7: Desfocar o fundo da foto.

Nós já explicamos a técnica de desfocar o fundo da foto (só clicar aqui). Com ela, você dará uma ênfase maior à pessoa deixando-a em evidência.

Use lente zoom e/ou a maior abertura de diafragma que possuir. Isso automaticamente desfocará o fundo. Neste caso, vale relembrar a dica número 5.

Como fotografar pessoas – Dica 8: Compor a pessoa com o fundo.

Neste caso é imprescindível saber a regra dos terços (clique aqui para aprender). Não use uma abertura muito grande, coloque o motivo num dos pontos de fuga (no canto) e pegue a cena que acontece lá atrás (lembre-se, foco na pessoa).

Aliada à regra dos terços, você pode usar o plano americano, corpo inteiro e até rostinho.

Você pode usar tantos fotos na horizontal (quando o plano de fundo está no mesmo nível do motivo) quanto na vertical (quando o plano de fundo se estende acima do motivo).

Como fotografar pessoas – Dica 9: Composição composta.

Quando você for tirar fotos de duas ou mais pessoas, tenha em mente as regras acima, e componha com todo mundo na cena de forma harmônica. O mais difícil, neste caso, é optar por fotografias na horizontal ou na vertical. Vejamos:

Duas pessoas:

Plano americano – Vertical;
Corpo inteiro – Vertical;
Rostinho: Se for namorados (com os rostos colados) na vertical, se forem amigos, horizontal.

Três pessoas:

Plano americano- Vertical (deixe-os bem próximos);
Corpo inteiro- Vertical;
Rostinho- Horizontal.

Quatro ou mais pessoas:

Plano americano – Horizontal;
Corpo inteiro – Horizontal;
Rostinho- Evite fazer, mas se não der para evitar, na horizontal;

Como fotografar pessoas – Dica 10: Corte.

A foto não pode dar impressão que está faltando alguma coisa, portanto, nunca corte a cabeça, os pés e as mãos (só em casos extremos).

Como fotografar pessoas – Dica 11: Estúdio e foto social.

Tente dirigir a cena. Peça sorrisos, caras e bocas (se for o caso). Dirija mesmo, é sua obrigação deixar a pessoa bonita (ou mais bonita) e sua opinião vale muito para atingir este objetivo.

Não tenha medo, peça para virar para a direita, esquerda, levantar ou descer a cabeça, olhar para lá ou olhar aqui, etc..

Se a foto não ficar boa, refaça!

Como fotografar pessoas – Dica 12: Jornalismo.

Nunca, jamais, de forma alguma dirija uma pessoa se a foto for jornalística (não confundir com foto “jornalística” de eventos). Neste caso, meu caro, eu sou bressoniano (expressão que remete a Bresson), ou seja, radical.

Tire a foto, usando todas as técnicas acima descritas, menos a 11, óbvio. A beleza da fotografia jornalística está na verdade da expressão. Se triste, é triste; se alegra, é alegra e ponto final.

Na foto jornalística, você tem que andar, procurar o melhor ângulo, a melhor luz, a melhor posição e, só aí, clicar. Tudo isso, se possível, sem que a pessoa perceba que você a está fotografando.

Como fotografar pessoas – Dica 13: Olhos vermelhos.

Claro que hoje em dia qualquer programa de edição de imagem corrige os olhos vermelhos (veja porqueacontece este fenômeno), mas quanto menos você deixar para a pós-edição, melhor.

Para isso, não use o fash direto, ou use-o no modo “evitar olhos vermelhos” se sua câmera possuir este recurso.

Vale  lembrar que os olhos vermelhos acontecem, geralmente, em pessoas de olhos claros.

Como fotografar pessoas – Dica 14: “Pisquei não é !?”

Sim, este é um dos piores problemas da fotografia, piscar na hora da foto. Muitas pessoas tem dificuldade de manter os olhos abertos na hora do flash, e não é culpa delas, isso é puro reflexo involuntário.

Aí ela sai como se estivesse dormindo, ou, quando a foto pega bem na metade da piscada, como se tivesse fumado uns 20 cigarrinhos proibidos.

Nestes casos não tem jeito, você tem que repetir a foto e continuar repetindo até que a pessoa saia com os olhos aberto.

Não se preocupe. Geralmente a pessoa que pisca muito nas fotos sabe deste fenômeno nela e não ligará se tiver que repetir a pose umas 3 vezes ou mais. Claro, sempre informe porque você está tirando tantas fotos. Basta dizer “você piscou” que ela vai entender.

Como fotografar pessoas – Dica 15: Veja fotografias.

Como eu sempre digo nas minha dicas, veja fotos dos outros, principalmente dos reconhecidos, pois eles não são famosos por mero capricho, mas porque fotografam bem.

Isso lhe dará uma ideia de pose, expressão, maquiagem, cenário e composição. Só assim estará preparado para criar algo novo.

Agora é com você meu caro. Faça tudo o que te mostrei e ao contrário também. Teste, clique bastante para apurar os sentidos

Se gostou das dicas, dá um curtir e, se pintar dúvidas, deixe uma mensagem que responderemos assim que possível.