quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

É melhor pilha ou bateria nas máquinas fotográficas?



Descubra qual a melhor opção, bateria ou pilha, na hora de adquirir sua câmera fotográfica.


Por Diego Calvo
Do FL

Esta é uma pergunta corriqueira na hora de comprar uma câmera nova: pilha ou bateria? As duas opções tem suas vantagens e desvantagens.

Sim, esta é uma questão complicada de se resolver, mas, no decorrer do texto, espero que seus horizontes tenham aberto e descubra qual será a melhor opção para você.

Vamos começar explicando o primeiro elemento da questão a...

...Pilha:

A vantagem da pilha é óbvia: Em qualquer lugar (vendinha, mercearia, padaria...) você a encontra, e em diversas marcas. Claro que estamos falando aqui das pilhas pequenas, as AA. Tem câmeras que usam as AAA (palito), mas são menos comuns.

Isso ajuda muito caso esteja em uma viagem nos cafundós do Judas e a carga acabe.

Apesar de baratas, as pilhas AA tem um tempo de carga muito pequenos quando usadas em máquinas fotográficas, mesmo as alcalinas não suportam muito. Outro contratempo, é que elas são descartáveis, uma vez descarregadas, deve-se jogar fora, o que não é nada bom para o meio ambiente (elas são altamente tóxicas).

No entanto, existem as pilhas recarregáveis, que duram mais em tempo de carga e, claro, não se joga fora tão facilmente.

Elas custam mais caro, mas o valor delas se recupera por que podem ser usadas centenas de vezes. 

Então, se for optar por uma máquina de pilha, tenha em mente que terá que adquirir uns dois jogos de pilhas recarregáveis.

O contratempo das pilhas recarregáveis é que as que duram mais, também demoram muito mais para serem carregadas (algumas ficam carregando até sete horas) e quanto menor o tempo de recarga, menor será o tempo de carga.

Dica: É sempre bom procurar nos fóruns do assunto, qual a melhor marca de pilha recarregável do momento.

Bateria:

A maioria das máquinas compactas optam por usar baterias, isso se explica por serem finas demais, às vezes, mais finas que uma pilha AA, ou até a AAA. Por estética, é melhor usar as baterias que se adaptam perfeitamente a seus corpos magérrimos.

O preconceito com as baterias nasce do fato de que cada máquina tem a sua e, geralmente, uma não cabe na outra, o que não acontece na universalidade das pilhas AA. Caso uma bateria descarregue durante uma viagem e você não levou o carregador, esqueça as recordações fotográficas.

Mas as desvantagens terminam aí.

As baterias duram muito mais que as pilhas e recarregam muito mais rápido. A tecnologia avançou tanto, que hoje em dia não é difícil encontrar baterias sobressalentes para comprar, isso no caso de estarmos falando de uma marca conhecida.

Os carregadores são, geralmente, menores dos que um carregador de pilha, cabendo em qualquer bagagem ou na própria bolsa da câmera.

Apesar de custarem um pouco mais caro (algumas chegam a R$ 50) é bom ter uma bateria reserva quando for para fotografar lugares mais distantes, mas, no geral, elas duram um dia inteiro de fotos, então, é só deixar carregando durante a noite e clicar durante o dia.


Considerações finais:


Se for comprar uma câmera de marca desconhecida, prefira pilhas, já que se a bateria der algum pau, você não encontrará outra tão facilmente. Se for uma câmera de marca conhecida no mercado, fica mais fácil optar. 
Google