sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Todos nós já fizemos selfie, mas afinal, o que é isso?



Selfie é um termo usado na fotografia para auto retrato e foi incluído no dicionário Oxford.


Do FL

O maior dicionário da língua inglesa, o Oxford, anunciou este mês que vai incluir a palavra “selfie” na próxima edição impressa do seu dicionário. O novo termo vem sendo usado, principalmente, nas redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos.

Mas afinal, o que é selfie? Prece um bixo de sete cabeças, mas selfie nada mais é que esticar o braço e, com uma câmera (ou smatphone) na mão, tirar uma foto de si mesmo.

Você pode querer ver também:
Dicas para fotografar bem melhor
Dicas para fotografar a lua
Dicas para fazer fotometria
Dicas para fotografar Macro

A palavra selfie reúne o substantivo self (eu, a própria pessoa) e o sufixo ie. Segue o que o Oxford diz que selfie é: "Fotografia que alguém tira de si mesmo, em geral com smartphone ou webcam, e carrega em uma rede social."  

A inclusão de um termo destes em um dicionário tão importante representa o reconhecimento de que a tecnologia está influenciando diretamente na cultura popular. Outro termo de influência digital incluso no dicionário foi GIF (imagens digitais animadas).

Segundo os pesquisadores, a incidência da palavra selfie cresceu 17.000% este ano, o que motivou sua inclusão no dicionário e são três os grupos de pessoas que fazer este tipo de auto-retrato.

O primeiro grupo é formado por pessoas exibicionista que, na frente do espelho, tiram fotos com a única intenção de mostrar um corpo “sarado”. O segundo grupo que faz selfie é formado por pessoas que querem mostrar seu estado de espírito (tristes ou felizes) e o terceiro grupo são de pessoas que querem mostrar onde estão e/ou com quem estão (sem tirar o foco de seu rosto, claro).

O termo, e a prática, teve a ajuda de muitos artistas para se popularizar. O cantor pop Justin Bieber é um grande usuário desta técnica e, inclusive, investiu 1,1 milhão de dólares, neste ano, em um app para smartphones chamado “Shots of Me”.


Parece que todos nós estamos entregues a este tal de selfie. E você, já fez o seu hoje?  
Google