quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dicas para foto parecer maquete - Tilt-Shift



Dicas para fazer Tilt-Shift no Photoshop em três passos rápidos


Por Diego Calvo
Fotos Diego Calvo

Sabe aquelas fotos onde coisas normais ficam parecendo maquetes? Pois bem, esta técnica se chama Tilt-Shift. Sua principal característica é a drástica redução da profundidade de campo.

O nome provém da lente que se usa para fazer isso diretamente na câmera. A Tilt (com movimento circular na horizontal) e a Shift (com movimento reto na vertical). Na verdade, uma lente Tilt já daria conta do recado, mas como a mais usada no mercado é a lente que une os dois movimentos, a técnica ganhou o nome completo, Tilt-Shift.


Você pode querer ver também:
Dicas para fotografar bem melhor
Dicas para fotografar a lua
Dicas para fazer fotometria
Fotógrafos famosos

No entanto, queira ou não, esta lente é cara demais, o que nos leva a uma solução mais rápida e prática, a pós-edição da foto no Photoshop, ou em outros programas.

Dica para foto parecer maquete – 1 – Escolhendo a foto.

Antes de ir para a pós-produção, temos que nos atentar para a produção em si, ou seja, qual foto será usada e como fazer esta foto.

Nem todas as fotos ficarão boas, ou seja, vão se parecer maquetes no final do processo, pois bem, vamos então às características de uma maquete original.

Uma maquete geralmente tem cores vivas, edificações e/ou veículos e/ou pessoas, e dificilmente possuem céu. Você nunca fotografará uma maquete no mesmo plano, já que a câmera é muito maior que os objetos.

Resumindo, procure uma foto com edificações/pessoas/veículos, com cores vivas e, principalmente, fotografada de cima para baixo (não precisa ser foto aérea, mas precisa ser de um plano mais elevado). Quanto ao céu, você pode retirá-lo na edição da imagem.

Uma outra dica, não menos importante: já que as partes inferiores e superiores ficarão desfocadas, coloque o objeto que ficará em evidência perto do centro da foto.

Dica para foto parecer maquete – 2 – Primeira etapa no Photoshop.

Abra a fotografia no Photoshop. Você vai clicar na palheta (onde está indicado na foto1 abaixo) e editar no modo mascara. Ou então, apenas aperte a tecla “Q” (de Quick Mask)

Agora pressione a tecla “G”, de Gradient, para criar um efeito degradê. Acima (indicado na foto2 abaixo), escolha a opção na horizontal. Aí, clique com o mouse na foto e arraste para baixo (na vertical) e solte o botão. Perceba que não fará isso na foto inteira, só na região central. A foto ficará como a da foto3 abaixo.
 
Foto 1











Foto 3

Dica para foto parecer maquete – 3 – Segunda etapa no Photoshop.

Desmarque, agora, o botão de mascara, ou apenas tecle a letra “Q” novamente. Sua imagem ficará com uma seleção como na foto4. Agora vá na parte de cima do programa e procure por Filters > Blur > Blur Box, ou, se seu Photoshop for em português, Filtros>Desfoque>Desfoque de Caixa.

Abrirá uma janelinha como na foto5. Marque com o número que achar melhor (faça vários testes) e de ‘ok’.

Pronto, seu Tilt-Shift, ou foto-maquete está pronta. Agora mecha em contraste, brilho, cor, etc., para aprimorar a edição.
 
Foto 3
 
Foto 4

Foto 5


Foto Pronta


Veja outra fotos em que usamos o mesmo método

Existem outros programas que podem ser usados para isso e são baixados gratuitamente na internet, como o TiltShift Generator”. Tem até uns on-line, como o “TiltShiftMaker”. Agora, mãos à obra.  


Google