terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dicas para fotografar bem melhor

Você comprou sua câmera fotográfica e agora quer saber algumas dicas para fotografar bem melhor? Vamos lá então.

Por Diego Calvo

Você cansou de fazer fotos dos seus parentes e do seu cachorro ou gato, agora quer saber como fotografar melhor? Vou te mostrar neste artigo como tirar boas fotografias usando sua própria câmera fotográfica, ou seja, como fotografar bem melhor.

-Você sabe tirar uma foto em perspectiva forçada?

No entanto tenha em mente uma coisa, para fotografar bem melhor você precisa praticar e sempre estar estudando.

Dica 1 para fotografar bem melhor: conheça sua máquina fotográfica para fotografar melhor.

Hoje em dias as câmeras fotográficas estão cheias de recursos e é preciso tirar o melhor deles para fotografar. Não é habito, de nós mortais, ler o manual, mas é importante fazer isso.

Você também pode pesquisar na internet o que as outras pessoas que tem o mesmo equipamento estão fazendo.

Dica 2 para fotografar bem melhor: Entenda de fotometria para tirar boas fotos.

Para fotografar melhor, é muito importante saber regular a câmera para extrair o melhor dela. Depois de ler o manual, você deve conhecer de fotometria, que é universal em todas as máquinas fotográficas.

A fotometria consiste em regular a velocidade do obturar, a abertura do diafragma e a intensidade do ISO, para capturar uma foto com qualidade.

Claro que a câmera faz isso no automático, mas se você for fazer um efeito panning, por exemplo, terá que conhecer sobre fotometria.

Dica 3 para fotografar bem melhor: Conheça a regrados terços.

Uma das regras mais conhecida na fotografia é a regra dos terços. É muito importante conhecê-la para fotografar melhor.

Já abordamos este assunto aqui no FL. Se quiser, dê uma olhada clicando no link “Regra dos Terços”.

Dica 4 para fotografar bem melhor: Planeje suas fotos.

Não saia dando tiros a esmo. Hoje em dia se vê muitas fotos, mas pouca qualidade.

Por mais que ao chegar ao local onde vai fotografar, as coisas mudarão, tente imaginar a fotografia que quer mostrar na sua fotografia.

Dica 5 para fotografar bem melhor: Pesquise.

Suponhamos que você vai até uma feira de orquídeas. Claro que você já sabe de antemão o que irá fotografar, flores.

Pois bem, procure imagens de fotos que outros fotógrafos fizeram sobre o mesmo assunto. Desta forma, você já sairá de casa com uma ideia das várias possibilidades que pode usar.

No local, tente fazer fotos diferentes e, por que não, uma junção das ideias que pesquisou.

Dica 6 para fotografar bem melhor: É preciso andar para tirar boas fotos.

Embora tudo seja válido, procure pensar antes de fotografar. Analise o ambiente, procure uma posição dinâmica, explore outros ângulos e, principalmente, ande de cá para lá.

A foto não virá até você, você tem que ir atrás dela. Portanto, tenha disposição em andar na busca do melhor ângulo e da melhor situação.

Dica 7 para fotografar bem melhor: Componha a cena com seres vivos.

Ao fotografar objetos inanimados da cidade, como um prédio, uma calçada, uma arte no muro ou até um punhado de lixo no chão, componha a cena com algum ser vivo.

Você pode ficar esperando alguém passar, ou até mesmo um cachorro. Isso “humaniza a foto” e traz uma bela dinâmica.

Neste momento, evite poses, faça tudo ao natural.   

Dica 8 para fotografar bem melhor: Tenha paciência.

Para tirar uma boa fotografia, é preciso ter paciência.

Vamos supor que vai tirar foto de um desenho no muro. Você já sabe o ângulo que quer e já tem a fotometria. Mas, na sua cabeça, a foto seria melhor se passasse alguém de frente ao motivo.

Sendo assim, espere passar alguém, não importa o tempo que for preciso. Paciência!

Existem fotógrafos que esperaram por horas até que um evento aconteça para que a foto fosse feita.

Dica 9 para fotografar bem melhor: Esteja preparado.

A fotografia pode demorar para acontecer, mas, por outro lado, ela pode aparecer de repente na sua frente.

Para tirar uma boa fotografia, é necessário que seu equipamento esteja preparado, pronto para clicar.

Mantenha a câmera sempre fotometrada para o ambiente e tente antecipar os fatos.

Dica 10 para fotografar bem melhor: É preciso estudar.

Nunca é demais lembrar que você deve estar em constante estudo para fotografar bem melhor.  

Estude de técnicas à equipamentos. E leia sempre o FL.

O FL precisa crescer para não parar.