sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Curta metragem conta história da política nos anos 80


 Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo irá exibir o filme de Vera Jursys: “Mobilizou Geral – A longa década de 80 na fotografia”

 
Por Diego Calvo
Foto de Vera Jursys (com autorização)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, na rua Rego Freitas, 530 – sobreloja, exibirá, no dia 7 de novembro, das 19h às 22h, o curta-metragem “Mobilizou Geral – A longa década de 80 na fotografia”, da repórter fotográfica Vera Jursys.

Vera, que iniciou seu trabalho em 1980, aos incríveis 16 anos de idade, acompanhou todo o processo de redemocratização brasileira na mesma década. Desde coberturas das greves sindicais no ABC Paulista aos mega comícios perpetrados no centro da cidade de São Paulo.

O processo do curta termina no impeachment de Fernando Collor de Mello.

Segunda o fotógrafa, seu filme ganhou atenção do público graças os recentes protestos contra diversos itens da política que incomodam a população brasileira.

“Só agora, com as novas mobilizações, o filme está chamando a atenção! Antes tinha gente que entendia como se fosse a história do PT...e não é, mas o PT foi fundamental para as mobilizações nos anos 80”, disse Vera ao FL.

Contando apenas com suas fotos e com depoimentos de pessoas chaves, a fotógrafa acha que este é ponto primordial para diferenciar sua obra das demais.

“É um trabalho que tem como fonte de pesquisa primária apenas as minhas fotos, não uso de outra fonte. Talvez por isso é diferente de outros docs. O testemunho das pessoas é fundamental e a recepção é boa”. E ela brinca: “Só que passa muito rápido, são 15min, e com a leitura da legenda”.

Ela desabafa: “demorou muito mais de 10 anos pra gente conquistar a democracia (no filme eu falo dos 10 que eu vivi) mas hoje ninguém tem paciência, querem tudo pra já!
Agora, os políticos são os mesmos, parece que há uma máquina azeitada do poder que deixa todo mundo igual não importa a época!”

O curta foi exibido no Chile, Madri, Havana, Santiago e, claro, no Brasil.


Vera Lúcia Jursys é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.
Google