quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Saiba o que é uma câmera DSLR ou Reflex


As câmeras DSLR, ou Reflex, são muito comuns no mercado. Saiba como ela funciona.



Por Diego Calvo

A sigla para câmeras DSLR significa: Digital Single-Lens Reflex. Este tipo de equipamento também é chamado de câmera Reflex.

Ok, mas o que é uma câmera DSLR ou Reflex?


Você pode querer ver também:
Dicas para fotografar bem melhor
Dicas para fotografar a lua
Dicas para fazer fotometria
Fotógrafos famosos

Existe um monte de termos técnicos para definir o que é uma DSLR. Para simplificar, a principal características destas câmeras reflex, é que você consegue ver no visor, na parte de trás da máquina, a mesma imagem que entra pela lente da câmera.

Ok novamente. Mas hoje em dia é possível ver o que vai ser fotografado através do ecrã (tela de LCD) atrás de qualquer câmera digital compacta. 

Acontece que antigamente não era assim. As câmeras Reflex (SLR) foram criadas na época do filme e, na ocasião, as câmeras vinham com um visor do lado direito, onde você olhava para saber o que estava sendo enquadrado (veja no destaque da foto).

O problema é que como o visor ficava separado da lente, acontecia um fenômeno chamado de “erro de paralax”, pois o que se via não era exatamente o mesmo ângulo da cena que entraria pela lente. Prova disso são os montes de fotos com a cabeça cortada que sua mãe guarda em uma caixa de sapato no armário.

Bom, as câmeras Reflex (na época chamadas de SLR) resolveram este problema para os fotógrafos profissionais e amadores. Com a chegada da era digital, estas câmeras ganharam um sensor (CCD ou CMOS) para substituir os filmes. Daí acrescentaram o ‘D’, de digital, na nomenclatura da câmera (DSLR).

Agora vamos explicar como funciona uma câmera DSLR (veja o infografico)?


A luz entra pela lente da câmera (1) e bate em um espelho posicionado exatamente a 45° (2). Do espelho, a luz segue para cima e incide num pentaprisma (prisma de cinco lados)(3) que inverte a imagem e a reflete no visor da câmera(4), possibilitando ver exatamente o que será fotografado.

Quando se aperta o botão, o espelho se abre (levanta) e a luz atinge o sensor digital (5) gravando a imagem. Este sensor pode tanto ser de 35mm (full frame) e menor (crop). Algumas câmeras de grande formato também usam este sistema.

Engenhoso né?!

Bom, é assim que funciona uma câmera DSLR, ou Reflex.

Dúvidas? Deixe um recado que responderemos.

O FL precisa crescer. Compartilhe nossa liberdade!
Google