quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O que é Profundidade de Campo na fotografia?

A Profundidade de Campo é o que determina o que estará focado ou não na fotografia.

Por Diego Calvo
Fotos Diego Calvo

A Profundidade de Campo está intimamente ligada a abertura do diafragma, inclusive tratamos dela no artigo que explica este pilar da fotometria.

No entanto, achei necessário explicar em um artigo a parte o que é Profundidade de Campo.

Resumindo, Profundidade de Campo é a área em que as coisas estarão focadas na sua foto.
Na verdade, só existe um ponto de foco, mas em torno dele, para mais perto ou mais distante, o foco vai gradualmente se perdendo. Ainda assim, existe uma área onde o foco é aceitável. É esta área aceitável que chamamos de Profundidade de Campo.  

Existem muitos cálculos para determinar a Profundidade de Campo, mas não vou complicar as coisas. Basta você saber duas regrinhas básicas.

Regra 1: Profundidade de campo – Abertura dodiafragma.

Já explicamos isso em um artigo aqui, mas darei uma breve passada.

O diafragma é uma peça existente nas lentes de câmeras DSLR (Reflex) que permite a passagem de mais ou menos luz.

Ele é representado pela letra “f”. Quanto maior o número de f, menos luz entra no equipamento e maior é a profundidade de campo.

Vamos pegar uma lente 50mm f/1.8 por exemplo. Ela trará uma Profundidade de Campo muito pequena, ao mesmo tempo iluminará mais a fotografia. Se mudarmos para uma com f/4, ela trará uma maior Profundidade de Campo (veja fotos abaixo).
f/1.8, 1/100 segundos, ISO 1000 

f/4.0, 1/50 segundos, ISO 1000
f/8.0, 1/15 segundos, ISO 1000
f/22, 1/15 segundos, ISO 12800
Regra 2: Profundidade de campo – Distância focal.

Vulgarmente chamada de zoom, a distância focal é o que determina a área que a lente irá cobrir. Uma lente com distância focal 8mm, cobre uma área de quase 180°, já uma de 50mm cobre uma área em torno de 50°. Ou seja, quanto mais “mm” maior é o “zoom”.

Aplicando na profundidade de campo, quanto maior a cobertura da lente, maior é a profundidade de campo.

Assim sendo, uma lente 8mm tem uma maior profundidade de campo que uma de 50mm.  

Com isto em mente, você poderá, com mais facilidade, aprender a desfocar o fundo das fotos (Bokeh).

Também é muito importante conhecer estas características da óptica na fotografia, isso te ajudará a obter mais controle sobre seu equipamento e trazer os resultados que espera.