segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Fotos tiradas com a Kodak nº1 no flickr


O National Media Museum (Museu Nacional de Mídia, EUA) tornou pública 20 fotos da Kodak número 1 em sua página no flickr.


Do FL

As fotos são no formato circular de duas polegadas e meia de diâmetro e monocromáticas.

Nas imagens podemos ver o cotidiano das pessoas que viveram no final do século XIX e início do século XX. Vale a pena conferir.

Um pouco da história da Kodak Nº1

A Kodak nº1 foi a primeira câmera portátil da história da fotografia e foi precursora da famosa Kodak Brownie, que além de portátil, era barata.

A fotografia, inventada em 1839, tinha sérios problemas que não a deixava se tornar popular: a dificuldade de operar as pesadas câmeras, a necessidade de conhecimentos específicos para revelar as chapas e o custo alto da brincadeira.


A Kodak nº1, criada em 1888 por George Eastman (1854-1932), fundador da empresa Kodak, revolucionou o mundo da fotografia.

Ela era simplesmente uma caixa de madeira revestida com couro e uma lente na frente. Seu operador tinha apenas o trabalho de girar a chave para enrolar o filme, puxar uma cordinha para definir o obturador e apertar o botão.

Tão simples que nem visor ela tinha, era só mirar no motivo e fotografar.

A Kodak nº1 vinha com um rolo de papel fotográfico com 100 poses e, depois de usado todo o rolo, era só levar na fábrica (ou em algum representante) que eles revelavam as fotos e reabasteciam a câmera com mais cem poses. Fácil.

Com o slogam “Você aperta o botão, nós fazemos o resto.” a Kodak se transformou na maior empresa do ramo no século XX. Vários escorregões de seus dirigentes levaram a grande Kodak à falência no início deste século.  

Google