quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como fotografar em dias de chuva

f/4, 1/500, ISO 500 

Aprenda a tirar proveito de um dia de chuva capturando belas imagens.

Por Diego Calvo
Fotos Diego Calvo

Quase todos os fotógrafos, se não todos, preferem dias de sol, mas nem sempre é assim. Se não dá para mudar o tempo, aproveite e fotografe em dia de chuva mesmo.

Ok! Mas como fotografar na chuva?

Fotografar em um dia de chuva tem vários problemas. A luminosidade não é boa, as gotículas de água impossibilitam o flash frontal e as fotos parecem chapadas por causa da falta de luz nas cores. Isso sem contar no dano que pode causas na câmera.

Em contra partida, fotografar num dia de chuva pode trazer imagens inusitadas e plasticamente muito bonitas. 
Em primeiro lugar, se você não está usando uma câmera a prova d’água, proteja seu equipamento. Isso pode ser feito com uma capinha impermeável ou usando um saco plástico. Você também pode ficar debaixo de uma marquise, para-peito, toldo, ou usar um simples guarda-chuva.

Fotografando chuva através do vidro
f/4, 1/125, ISO 400
Uma boa composição é fotografar a chuva através das gostas de água de um vidro. Você deve focar nas gotas e, com o diafragma bem aberto, desfocar o fundo da foto. Ela pode ser feita da janela de casa ou através do vidro do carro.

Compondo a cena ao fotografar a chuva 
f/4, 1/250, ISO 800
Outra maneira de extrair boas fotos é compondo o motivo com a cena ao redor. Nesta foto a enxurrada se compõe com o desenho do muro.  

Fotografando as gostas de chuva 
f/4, 1/25, ISO 200
Você também pode compor a cena pegando em primeiro plano algumas gotas de chuva que escorrem de galhos ou, neste caso, de um ferro qualquer.

Fotografando a chuva e o guarda-chuva
f/4, 1/125, ISO 400

Em um dia de chuva o que mais você verá são guarda-chuvas, por motivos óbvios, claro. Sendo assim, por que não usá-los a seu favor. Tente procurar um bem colorido, bonito, destoando com cena ao redor e clique.

Fotografando o chão molhado pela chuva 
f/5.6, 1/125 , ISO 400
Outra bela imagem pode surgir do chão. Com a água, o piso fica mais escuro e os pés tendem a aparecer mais. Se a pessoa estiver com um calçado bonito, melhor ainda.

Fotografando o céu depois da chuva 

As vezes, depois da chuva, raios de sol começam a aparecer aqui e ali. Este é um momento perfeito para capturar uma imagem como a que está logo abaixo.

Fotografando poças d'água deixadas pela chuva 
f/5, 1/1600, ISO 320
As poças de água podem fazer um lindo espelho d’água. Aproveite e fotografe alguém passando por ele. 

Use sempre as condições a seu favor e faça lindas fotos. Teste as regulagens. 

Hoje está chovendo? Bora para a rua!