quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Técnica de pré-focalização

Muito usada em eventos esportivos, a pré-focalização vai te ajudar na hora de tirar aquela foto perfeita.

Por Diego Calvo
Fotos Divulgação Xinhua

É de conhecimento geral que uma foto nítida depende de uma boa focalização, mas como tirar boas fotos de pessoas em movimento? E objetos em movimento, como um carro? Como tirar uma foto bem focada quando a câmera tem um foco lento (como é a maioria das câmeras semi-profissionais e amadoras)?

A resposta para estes problemas é a técnica de pré-focalização.

Para entender isso, você tem que entender o que é e como fazer o foco e tomar muito cuidado com a  Profundidade de Campo.

Quando você da meio clique no botão da câmera, a máquina aciona o auto-foco e faz a fotometria, focando e fotometrando no local onde a câmera está apontada. Sabendo disso, é só escolher um ponto onde você sabe que o motivo irá passar, dar meio clique no botão e segurar. Quando a pessoa ou o objeto estiver no local certo, termine o clique.

Vamos à prática.

 Suponha que você está fotografando uma corrida de obstáculos. O corredor está vindo, se aproximando, e você quer fotografá-lo quando ele saltar o último obstáculo. Você sabe que não dará tempo de focar e fotografar no momento exato, pois o foco demora um tempo para reagir e, quando tudo estiver pronto, o saltador já terá cruzado a linha de chegada.

O que você faz?

Aponte a câmera para o último obstáculo e de meio clique para que a câmera focalize aquela região. Quando o corredor saltar aquele obstáculo, onde você focou, termine o clique do botão. Com isso, imediatamente a câmera fotografará porque ela já está com tudo pronto para isso.

Você pode ler o artigo onde ensinamos como desfocar o fundo da foto e aliar este conhecimento que acabou de adquirir. 

A pré-focalização é muito usada em esporte, mas também pode ser aplicada a qualquer outro tipo de foto que exija rapidez e que você possa prever o que o motivo fará.

Faça o teste e boas fotos!