segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Noção de escala na fotografia


A escala na fotografia da ideia de tamanho dos objetos em uma imagem. Aprenda a fazer isso de forma prática.


Por Diego Calvo
Fotos Diego Calvo

Às vezes fotografamos objetos gigantescos, mas que, ao  mostrar a foto para alguém, não dá a impressão de ser tão grande assim. Isso acontece porque o espectador nunca viu o objeto pessoalmente, por isso não tem a noção do tamanho.

Então, como mostrar o tamanho de um objeto na fotografia
Simples, coloca-se algo em comum no enquadramento, algo que a pessoa (e a maioria da população) saiba o tamanho, como por exemplo, uma figura humana. Assim a pessoa conseguirá dimensionar o glamour da estrutura.

Resumindo, ao olhar a foto, o espectador chegará à seguinte conclusão: “Isto é realmente grande (ou pequeno) em comparação a um humano”. Ou: “Olha como o ser humano fica pequeno (ou grande) em relação a este objeto”.

A isto os fotógrafos dão o nome de “noção de escala na fotografia”, que nada mais é que uma forma de responder a pergunta: “como dar ideia de tamanho na foto?”

Na foto acima, que abre este artigo, o fotógrafo tinha que mostrar uma gigantesca coluna de fumaça que saia de um incêndio de grandes proporções. Para que o espectador tivesse noção do tamanho da coluna negra, ele incluiu, no quadro, os carros que passavam em uma estrada próxima.

Esta técnica deu contexto à cena, além de uma dramaticidade extra. 

Já na foto abaixo, o fotógrafo quis mostrar quão pequeno era o pé da criança. Para isso, ele colocou-o em contraste com a mão de um humano já adulto.








E na foto diretamente acima, a ideia era mostrar quão grande era uma rampa de um campeonato de skate. O fotografo incluiu algumas figuras humanas para isso. 

Usando esta técnica, você conseguirá mostrar o tamanho real de um objeto.


Google