quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dicas para fotografar animais de estimação

É uma árdua tarefa, mas será sempre gratificante fotografar seu amigo de todas as horas.

Por Diego Calvo
Foto Diego Calvo

Você deve estar se perguntando: Como fotografar meu animal de estimação (Pet) para que ele saia como os Pets das revistas?

Acontece que fotografar seu Pet não pode ser considerado uma tarefa fácil. Ainda mais quando se procura um resultado tipo capa de revista.
Você sabe como é feito as fotos de cães e gatos em revistas de Pets? Bom, geralmente o animal é muito bem treinado, tem iluminação apropriada e uma produção enorme. Isso facilita muito as coisas.

Agora se você não tem um animal treinado, ficará difícil seguir o mesmo padrão dos profissionais deste ramo. Apesar disso, é possível sim fazer uma bela foto.

Vamos lá então responder a pergunta: Como tiro boas fotos do meu Pet?

É preciso estar preparado para não perder o momento. Cães e gatos nunca ficam parados por muito tempo na mesma posição, então seja rápido.

É sempre bom usar velocidades elevadas, de 1/125seg. para cima quando for fotografar seu Pet.

Coloque no ponto de foco os olhos. Não há nada mais expressivo que os olhos de um animal. A não ser que queira dar prioridade para a língua, ou orelhas.

Se quiser, pode usar flash para iluminar e congelar o motivo. O rápido disparo não irá incomodar o animal.

Fotografe ele brincando, em movimento. Às vezes é mais fácil ficar observando o animal brincar e clicar esta brincadeira. Sempre dará fotos bonitas de cães ou gatos.

Leve ele a um parque com bastante verde. É sempre mais proveitoso usar, como plano de fundo, as plantas e gramados. Dá mais liberdade e dinamismo nas fotos. E escolha dias de sol para isso, pois a luz irá fortalecer as cores.

Antes de ir para o tal parque, leia o artigo que explicamos como desfocar o fundo da foto, você poderá tirar muito proveito desta técnica. 

A foto que abre este artigo foi tirada na redação que eu trabalhava. Ela, a gata, estava em cima de uma parede divisória e bem debaixo de uma luz florescente. A câmera já estava pronta e eu fiz o clique. Usei a seguinte fotometria: f5.6, 1/40s e ISO 400. Repare que a velocidade foi baixa, é que como o gato estava parado e eu queria usar a iluminação da lâmpada, resolvi experimentar esta configuração.