segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Porque 19 de agosto (19/08) é o dia mundial da fotografia?


O dia mundial da fotografia é comemorado na data em que o francês Daguerre apresentou ao mundo o seu Daguereótipo.  


Do FL
  
A primeira fotografia reconhecida no mundo foi feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce em 1826. Ele usou uma placa de estanho recoberta com betume da Judéia e uma exposição de 8 horas. No entanto, não é ele considerado o pai da fotografia.

Outro francês, Louis Jacques Mandé Daguerre (na foto acima), também estudava uma forma de perpetuar imagens e entrou em contato com Niépce após saber do feito do compatriota.

Os dois trocaram informações, mas seguiram por caminhos diferentes. Niépce insistia nas placas de estanho enquanto Daguerre, que era físico e pintor, aplicou químicas e outras técnicas para melhorar a imagem resultante e diminuir o tempo de exposição.

Desenho do daguerreótipo.
Após a morte de Niépce, em julho de 1833, Daguerre continuou seus estudos e em 1839, após tentativas frustradas de tentar ser financiado por industrias para produzir, ele mesmo, sua invenção, vendeu os segredos de seu revolucionário processo ao governo francês.

Em 19 de gosto do mesmo ano, o “Daguerreótipo”, como foi denominada a primeira câmera fotográfica, foi apresentada ao público do mundo inteiro.

Por isso que no dia 19/08 é comemorado o dia mundial da fotografia.

Agora cada ser humano seria capaz de fazer sua própria máquina fotográfica.

Daguerre virou o pai da fotografia e ganhou, a partir daí, uma renda vitalícia de 6000 francos ao ano.

Niépce não foi esquecido neste ínterim. Seu filho, e único herdeiro, foi contemplado por uma renda de 4000 francos ao ano. 


Não usamos mais o processo que Daguerre apresentou, mas foi com ele que tudo começou e que a fotografia pôde ser difundida e transformada como a conhecemos hoje.     
Google