quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cinco dicas para fotografar crianças



Fotografar uma criança, ou várias, pode ser divertido e proveitoso, além de trazer ótimos resultados. No entanto, tem que ter muita paciência e disposição para o feito.


Por Diego Calvo
Fotos Diego Calvo

Muita gente vai para o Google e digita: Como fotografar crianças? Como fotografar meu filho? Como tirar fotos dos meus sobrinhos? ou até Dicas para fotografar crianças – Talvez você tenha chegado até aqui fazendo o mesmo.
Não existe uma regra básica para tirar fotos de crianças e não dá para dizer: “faça isso” ou “faça aquilo”. A única coisa que é recomendada sempre é ficar atento ao momento certo, ou, como diria o Bresson, ao momento decisivo.

Este artigo é especialmente para a fotografia amadora, mas servirá também para quem vai fazer seu primeiro trabalho fotográfico com crianças.

-Você está procurando uma dica para fotografar bem melhor?

É fato que na fotografia de criança não dá muito para dirigir os baixinhos, eles são espertos, correm para lá e para cá, só dão risadas quando querem e choram nos momentos mais inoportunos. Amarrar e amordaçar, além de ser crueldade e crime, não garante uma boa fotografia.

Por isso seguem algumas dicas de como fotografar crianças...

Dicas para fotografar crianças - 1 -Mantenha a câmera preparada

Este é um dos poucos momentos em que se é recomendado fotografar em funções semi-automáticas. Como a criança não para e você terá de acompanhá-la, a variação de luz será grande. Escolha um modo de regulagem (menos a automática) e corra atrás do guri, clicando bastante.

Dicas para fotografar crianças - 2 -Fique na mesma altura

Para fotografar uma criança fique sentado, agachado, deitado ou o que quer que for, mas tente ficar no mesmo nível dela. Fotos de cima para baixo fazem parecer que o garoto(a) possui um cabeção.

Conheça a Nikon CoolPix P900, o maior zoom da categoria.

Dicas para fotografar crianças - 3 - Conte piadas infantis

Não dá para pedir que uma criança ria com naturalidade sem que ela esteja com vontade, a não ser que estejamos falando de um ator prodígio. Por isso, conte piadas, faça graça e palhaçadas. Falar de “pum” sempre deu certo quando vou fotografar crianças.


Dicas para fotografar crianças - 4 - Iluminação

Procure manter a luz ambiente. Caso não dê, evite manter o flash direto, tente rebatê-lo nas paredes e no teto ou use um difusor.   
   
Dicas para fotografar crianças - 5 - Capture a espontaneidade

Com tudo pronto e um mínimo de direção, clique momentos espontâneos, divertidos e carismáticos. Uma gargalhada, uma cara séria, um bico de choro e até um dedo no nariz são poses que trazem um ótimo resultado na fotografia infantil.

Alie também a técnica de desfocar o fundo da foto, você conseguirá ótimos resultados. Mas para isso você tem que estar bem intimo do conceito de Profundidade de Campo


Agora é respirar fundo e correr atrás dos pestinhas. Boas fotos.



Veja Também:
Aprenda a fazer fotos em dias de chuva. 
Google