segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Aprenda como desfocar o fundo das fotos, o chamado Bokeh

Não é difícil desfocar o fundo das fotografias, basta seguir estas dicas.

Por Diego Calvo

Neste artigo vamos tratar de ensinar como desfocar o fundo da foto, que também é chamado de Bokeh pelos que gostam dos termos internacionais. Esta técnica é estreitamente ligada à abertura do diafragma da câmera, representada pela letra ‘f’.

Esta técnica também é amplamente ligada a Profundidade de Campo

Só uma curiosidade: Bokeh é um termo em japonês, não em inglês como muitos pensam. Ele é uma tradução literal da palavra 'blur' (desfocado em inglês).

Se você entrou no site atrás de "como fazer um bokeh na fotografia", ou "o que é bokeh na fotografia", agora já sabe, bokeh é desfocar o fundo. Vamos a técnica de como fazer um Bokeh, ou, como desfocar o fundo da foto. 

Quanto mais aberto o diafragma, maior será o efeito de desfoque. Vamos lembrar que quanto maior o f, mais fechado ele é. Portanto um f5.6 é mais fechado que um f1.8. Nós já explicamos isso em um artigo sobre abertura.

Para obter o efeito de desfocar o fundo da foto, é necessário que sua câmera fotografe no modo manual, ou com prioridade de abertura em sua regulagem.

Feito, agora é abrir o diafragma o máximo possível e começar a clicar. Com isso, o motivo (leia nomenclaturas da fotografia) ficará focado e o resto desfocado, ou com o fundo borrado

Vale lembrar que:

-Quanto mais longe o fundo, maior será o desfoque;

-Uma lente grande angular desfoca mais o fundo da foto que uma objetiva (leia tipos de lentes) e

-Desfocar o fundo da foto tem muito a ver com profundidade de campo.

Espero ter ajudado. É bom também estudar sobre fotometria para se sair melhor quando for desfocar o fundo das fotos. Deixe uma mensagem com críticas, elogios e/ou sugestões.

Veja Também:
Aprenda a fazer fotos em dias de chuva.