terça-feira, 2 de julho de 2013

Leonardo Fibonacci na fotografia?


Conhecido como "número áureo", "número de ouro" ou a "Divina proporção", a sequência Fibonacci é muito usada na fotografia. Aprenda como.   


Por Diego Calvo

A sequência de Fibonacci recebe este nome em homenagem ao matemático italiano Leonardo de Pisa, também conhecido como Leonardo Pisano, ou Leonardo Bigollo, mas amplamente mencionado como Leonardo Fibonacci

Confira também:
Dicas para fotografar Macro

Nasceu em Pisa no ano de 1170 e morreu em 1250, na mesma cidade (estas datas são apenas estimativas). Considerado um dos matemáticos mais talentosos da idade média, Fibonacci também fiou conhecido por introduzir os algoritmos arábicos na Europa, substituindo (graças a Deus) os malditos algoritmos romanos.   

A busca de todo e qualquer matemático, independente de sua área de atuação, é descobrir uma formula que simplifique tudo ao seu redor. Foi exatamente isso que Fibonacci fez e é por isso que é tão admirado.

Leonardo Fibonacci
O princípio é simples. Os números da sequência são 0,1,1,2,3,5,8,13,21,... (infinito). Como ele chegou a isso? Simples. Pegue 0+0=0+1=1+1=2+1=3+2=5+3=8+5=13+8=21... ou seja, some o resultado ao numero anterior. Agora, se dividir os números da sequência um pelo outro, teremos este número, aproximadamente,  1,618, conhecido também como o número de Deus.

Parece tudo tão complicado e idiota né?! Porque este monte de números são tão importantes? O que ele tem a ver com a fotografia?Deve estar se perguntando meu caro leitor. 

Acontece que a natureza gira em torno desta sequência e os pintores sabiam disso. 

Eles aplicaram estes números matemáticos em suas telas, fazendo um espiral perfeito. Daí, os artistas colocaram os principais pontos de suas obras no final da linha espiral e descobriram que, com isso, a composição ficava harmoniosa e próxima a perfeição.

Nós, fotógrafos, adaptamos esta harmonia em nossas imagens e a chamamos de regra dos terços. Isso é Fibonacci na fotografia

Entendeu? 

Para mais, separei um vídeo que mostra a relação estreita desta matemática com a natureza.   



Google