terça-feira, 16 de julho de 2013

O que é o obturador?

Componente muito importante em qualquer câmera seja digital ou analógica.

Por Diego Calvo

Muitos me perguntam: mas o que é o obturador? Realmente não é possível entender de fotografia sem falar desta peça da câmera.

Já falamos aqui sobre a velocidade do obturador, agora vamos falar, exatamente, o que é o obturador.

Bom, sabemos que a luz é responsável para gravar a fotografia em um filme (nas câmeras analógicas) ou em um sensor (nas câmeras digitais), o obturador é a peça que impede que a luz passe enquanto a máquina estiver em repouso.

Quando disparamos o botão para registrar uma imagem, o obturador se abre deixando passar a luz, registrando a fotografia.

É possível controlar o tempo que ele fica aberto, quanto mais tempo, mais luz passa e a foto fica mais clara. Daí vem a expressão da fotometria que chamamos de “velocidade do obturador”.

Para uma foto sair perfeita, é necessário controlar a abertura do diafragma, o ISO e a velocidade do obturador. A câmera digital faz este controle, automaticamente, dependendo do modo de regulagem que você escolher.

Com a regulagem do obturador é que conseguimos resultados como o efeito Panning.

A velocidade é marcada como 1/x para velocidades abaixo de 1 segundo, onde ‘1’ representa “um segundo”, ‘/’ representa “dividido por” e ‘x’ é o número a ser regulado, sendo assim, 1/125 é "um segundo dividido por 125".

Este link pode te ajudar a saber qual câmera digital comprar.

Acima de um segundo, a representação é y”, onde ‘y’ são os segundos. Assim sendo 30” são “trinta segundos”.

Outra forma é o B (Bulb), em que o obturador fica aberto enquanto o botão estiver acionado.

Simples não é?!

Qualquer dúvida deixe uma mensagem abaixo.