quinta-feira, 25 de julho de 2013

O que é dpi e ppi na resolução da foto?


Estas siglas são muito utilizada para definir a resolução da imagem. Entenda como elas funcionam.


Por Diego Calvo

A sigla dpi vem do inglês “dots per inch”, que na tradução para o português é “pontos por polegada” (ppp) e significa exatamente isso, quantos pontos há em uma polegada.

O dpi é usado amplamente, tanto para imagens impressas quanto para imagens vistas na tela do computador, mas, na verdade, esta expressão só serve para a impressão. Isso porque a impressora imprime “pontos” e são estes pontos que formam a imagem ou texto.

Quanto maior o número de pontos por polegada, mais demorada é a impressão e mais tinta é gasta. Em compensação, a impressão sai mais perfeita.


Você pode querer ver também:
Dicas para fotografar bem melhor
Dicas para fotografar a lua
Dicas para fazer fotometria
Fotógrafos famosos


Como já vimos no FL o que é pixel e o que é megapixel, sabemos que quando lidamos com imagem na tela do computador, ou no ecrã (veja nomenclatura) da máquina, estamos falando de “pixel per inch” (ppi), na tradução pixel por polegada.  

A diferença é que a impressora usa “pontos” para imprimir e o monitor usa pixels para exibir a fotografia.


Uma dica: para colocar uma imagem na internet, configure-a com 72ppi e, caso queira imprimir, use 300ppi, para alta resolução e 600ppi para altíssima. Em resumo, o menor ppi deixa a foto mais leve, dando rápida visualização em qualquer banda usada, sem perder a qualidade. Por outro lado, o maior ppi dá mais nitidez nos detalhes na hora de imprimir. 

Google