sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dicas para Fotografar Fogos de Artifício

Você quer fazer fotos de fogos de artifício, mas elas só saem com umas “fagulhinhas” brilhantes quando era para sair aquela luz toda, este post vai te mostrar como melhorar suas fotografias. 

Por Diego Calvo

Indo na contramão das fotografias noturnas, fotografar fogos de artifício é mais simples do que se pensa. Claro que vamos precisar de uns ajustes na sua câmera digital.

Vamos começar então:

Como fotografar fogos de artifício com uma câmera amadora (câmera compacta comum)?

Fácil, tire o flash!

Quando você retira o flash, a câmera, automaticamente, vai ajustar para uma longa exposição, pois a cena está escura. Aí é só segurar firme (apoiar em uma mureta ou usar tripé é bastante recomendado) e clicar.
Agora, se você possui uma câmera onde os ajustes manuais são mais acessíveis, o resultado será melhor e as alternativas serão bem mais amplas.

Longa exposição para capturar o rastro de luz:

Como eu já disse, o segredo está na longa exposição (ou na baixa velocidade do obturador). Só assim você conseguira registrar um rastro de luz, que desenhará por completo a trajetória dos fogos, e não só algumas fagulhas.

Deixe em 1/30 ou 1/25. Se tiver um tripé, pode até deixar mais tempo.

Este link pode te ajudar a saber qual câmera digital comprar.

Uso de tripé ou um apoio à câmera:

Para evitar tremidas na imagem, por conta da longa exposição, procure usar um tripé ou apoie a câmera em algum lugar.

ISO deve estar baixo:

Você não precisará de um ISO alto, procure deixar em 200, nada a mais que isso. O ISO alto pode “granular” a foto e este defeito ficará mais visível já que o fundo da imagem é preto.

Em quanto deve ficar a abertura do obturador?

Mantenha o obturador em f5.6. Este é um valor mediano, qualquer lente consegue chegar nele.

E como fotografar os fogos e as pessoas, que estão olhando eles, ao mesmo tempo?

Só com as dicas acima você já consegue tirar boas fotos, mas as pessoas sairão escuras. Mas acontece que o seu primo chato quer que saia ele e a namorada com os fogos de fundo. Como resolver isso?

Simples!

Adicione a todas estas dicas o uso do flash. Claro que para isso, além de seu primo ter de ficar imóvel, você deve estar com o modo de regulagem da câmera no manual, pois se não ela vai desregular tudo.

Aí está a limitação das câmeras compactas comuns, você não tem estas regulagens à mão para usar o flash e ainda assim mostrar o rastro dos fogos, sinto muito! (a não ser que consiga estas regulagens no modo manual).

É isso!

Espero ter ajudado. Até a próxima!

Dúvidas, elogios e/ou críticas? Deixe uma mensagem que nós responderemos.