quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dicas para fotografar shows

Câmera Nikon D200 - F2.8 - Lente 80mm - ISO 640 - Velocidade 1/60

Luzes baixas e vocalistas que não param de andar e de pular são os maiores problemas para fotografar um show. Saiba como resolver estes entraves.

Por Diego Calvo

De novo vou dizer, como já falei no artigo em que explico como fazer fotos noturnas, é difícil fotografar show, mas não impossível e dá para fazer com qualquer máquina, mas precisa de um certo domínio do equipamento.

-Você está procurando uma dica para fotografar melhor?

Bom, para fotografar shows, basicamente, você terá de usar, na fotometria de sua câmera digital, a velocidade do obturador abaixo de 80, o diafragma bem aberto, o ISO alto, flash e uma mão bem firme.

O problema está no palco, que geralmente possui uma luz baixa, e no vocalista (nosso motivo), que, se tiver boa “presença de palco”, ficará se mexendo para lá e para cá, borrando a fotografia.

O problema com a luz do palco (os canhões de cores diferentes e até lasers), na fotografia de um show, dá para resolver com uma velocidade baixa e uma mão firme. Abrir o diafragma ao máximo ajuda na entrada de mais luz e o ISO alto garante uma foto mais clara sem ter que baixar ainda mais a velocidade (cuidado, o ISO muito alto pode granular a foto).

Não dá para pedir que o vocalista fique parado, ainda mais se for o Iggy Pop (como na foto acima), então usaremos o flash para congelar o motivo.

O flash direto pode clarear muito a imagem, pois ele fará uma leitura do cenário por inteiro, que é escuro, e tentará compensar a deficiência com uma luz bem alta. O que recomendo é regular o flash para liberar menos luz (-1/3). Procure no manual da sua câmera como você fará isso.

Veja mais Dicas de Fotografia

Tente, também, fotografar sem flash, usando a luz do palco mesmo. Para isso terá de ter uma mão firme e uma lente clara. Espere o vocalista passar por uma luz e clique.

Outra dica para fotografar shows é sempre disparar múltiplas fotos. Se sua câmera não tem este recurso, aconselho fazer bastantes disparos.

Esperar um pouquinho, até que o vocalista de uma ligeira parada, também funciona, mas você tem que ficar esperto para não perder este momento.

Se tiver um dinheiro a mais e possuir uma câmera Reflex, vale a pena investir numa lente 50mm, ela é barata bem versátil. Dá para usar em diversos projetos.

Fotografar show vai precisar de treino e muitos testes. Quanto mais fotografar, melhor. Da primeira vez, uma ou outra foto ficará boa, das outras vezes, mais fotos sairão aceitáveis, e assim por diante.

Como eu disse, fotografia de shows não é fácil, mas possível. Faça, inclusive, o contrario do que falei aqui, vai que dá certo.

Se houver dúvidas ou críticas (e até elogios), deixe uma mensagem que eu respondo. Abraços.