sábado, 22 de junho de 2013

O que é o efeito Panning? Saiba como fazer

Muito usado em esportes, o panning é quando o fotógrafo foca o motivo (objeto a ser fotografado) e distorce todo o resto, dando a sensação de movimento

Por Diego Calvo
Fotos Diego Calvo

Uma fotografia é estável e imóvel, é o congelar de um momento, mas, com a técnica certa, é possível dar movimento a ela. O efeito Panning é excelente para isso.

Esta técnica é muito ligada à velocidade do obturador.

Mas como fazer? É simples, mas exige um certo conhecimento de sua câmera digital e de fotometria.

Para facilitar, coloque sua máquina em modo TV ou S, nos modos de regulagem, que é para ela dar prioridade à velocidade, ou seja, quando mexer na regulagem de velocidade, a câmera vai ajustar a abertura do obturador automaticamente para trazer uma foto perfeita.

Escolha algo para fotografar. Seu amigo praticando corrida, por exemplo.

Basta, agora, regular a velocidade para 1/15 (ou apenas 15), assim a velocidade do obturador ficará em 1s dividido por 15.

Mire e foque no seu amigo, quando ele estiver para passar por você, dispare e, agora vem a dica, acompanhe com a câmera a velocidade de sua corrida. Não precisa ir atrás dele, é só mexer a cabeça.

Se você tiver com uma câmera de múltiplos disparos, melhor ainda, tire ao menos duas fotos em sequência.

Pronto, agora veja o resultado.

Teste com mais velocidades e tente outros ângulos.

Experimente:

Outro efeito que pode ser bem legal é, com o obturador ainda lento, clique e gire a máquina em sentido horário (ou anti-horário, tanto faz). Faça isso rápido e tente várias vezes.    

Tente também, se tiver com uma câmera de lente intercambiável, clicar e puxar o zoom enquanto o obturador tiver aberto. Fica bem legal. Teste!

Leia mais dicas de fotografia

Observação:

Você pode fotografar e conseguir os mesmos efeitos em modo M (manual) ou em B (bulb).

Divirta-se!

Qualquer coisa deixe sua pergunta aí embaixo que nós respondemos.