quinta-feira, 20 de junho de 2013

Dicas de modos de regulagem da câmera

Aprenda a usar os modos M, P, AV/A, TV/S e Automático de sua máquina fotográfica e como eles podem facilitar a sua vida.

Por Diego Calvo

Nas câmeras digitais profissionais, semi-profissionais e Power Shots, é possível usar diferentes modos de regulagem para extrair a fotografia, isso facilita muito a vida do fotógrafo, mas também pode trazer resultados indesejáveis.

O negócio é usar cada modo para a situação certa.

É importante, também, verificar o manual de seu equipamento. As nomenclaturas que usaremos aqui são das marcas Canon e Nikon.

Alie isso à algumas técnicas básicas, como a regra dos terços, e terá um resultado bem melhor. 

Vamos ver os modos existentes mais utilizados:

P – Programa da câmera – Nele você pode definir o ISO e o balanço de branco e o programa da máquina irá determinar, automaticamente, a velocidade e a abertura do diafragma “apropriados” para a cena que está fotografando, ou seja, é semi-automático.

Uso: Quando está com preguiça de ficar regulando a câmera de um ambiente a outro, ou quando é preciso mudar, rapidamente, do sol para à sombra.

Automático – Representado, geralmente, por um quadrado verde – O programa da câmera toma todo o controle da fotografia, você só precisa mirar, focar e apertar o botão.

Uso: Quando você quiser sair em uma foto e entrega a câmera para a sua mãe fotografar, aí, é só pedir para ela apertar o botão.

M – Manual – Neste modo, todos os controles da câmera, velocidade, ISO, abertura, balanço de branco, etc., devem ser regulados manualmente.

Uso: É amplamente usado por profissionais. Nele você consegue todos os efeitos regulando as variáveis para atender suas necessidades.

AV ou A – Prioridade de Abertura – É um modo semi-automático onde você define a abertura do obturador e a câmera regula a melhor velocidade para a cena. Nele você deve ter, também, predefinido o ISO.

Uso: Quando você quer profundidade de campo (desfocar o fundo) e não quer perder tempo em ficar regulando a velocidade, pois a câmera fará isso para você.

TV ou S – Prioridade de Velocidade – Também é um modo semi-automático mas, ao contrário do AV, ele dá prioridade à velocidade do obturador. Você também pré-define o ISO.

Uso: Muito utilizado em esportes. Quando quiser congelar um objeto em movimento, basta aumentar a velocidade que a câmera regula a abertura e, quando quiser dar impressão de velocidade (borrando o fundo ou o ‘motivo’), basta abaixar a velocidade.

Conselho:

Os modos semi-automáticos são muito usados quando não há tempo hábil para fotometrar a cena com calma, ou quando a mudança de ambiente (da luz para a sombra ou a escuridão) ocorrer rapidamente. Para não perder a foto, muitos fotógrafos se apropriam destes modos.

Se tiver tempo para pensar a cena, ajeitar a câmera e fotografar, sempre vou recomendar usar o modo M (manual)