segunda-feira, 13 de maio de 2013

Saiba como fotografar a Lua com três dicas rápidas

Melhore suas fotos da Lua com nossas dicas rápidas e práticas.

Por Diego Calvo

A pergunta é: como tirar fotos da Lua?

Todo mundo floreia esta ideia. Sei que é romântico e que tirar uma boa foto deste satélite natural da terra arranca elogios mil em sua timeline do Facebook.

Neste artigo vou responder, finalmente, algumas perguntas de como fotografar a Lua.

-Se você se interessar, leia outro artigo sobre como fotografar uma chuva de meteoros.
-Também temos um artigo em que ensinamos como fotografar um céu estrelado

Vamos às perguntas:

É necessário ter Zoom alto para fotografar a Lua?

Sim!

Você nunca conseguirá tirar uma boa foto da Lua com uma câmera comum. É necessário ter uma lente objetiva. Trocando em miúdos, você tem que ter uma câmera com zoom alto.

Para as profissionais, no mínimo 200 mm (e ainda não sairá excelente). Para as powershots, no mínimo um zoom de 30X.

Isso se dá por uma regra simples da óptica, a distância focal. Ela se resume no fato de que quanto “menor o zoom” (abertura angular), menores ficarão as coisas que estão distantes da lente. Por ser a lua um objeto há cerca de 380.000 km da terra, a câmera comum irá registrar só um pontinho brilhante na foto, mais parecendo uma estrela.

Quanto mais zoom, mais os objetos ficarão parelhos, perdendo a profundidade. No caso da Lua, para as cucuias a profundidade, o negócio é vê-la de pertinho.

Para ter uma ideia, olhe esta foto (abaixo) que fiz com uma 200 mm (bastante zoom). Sem corte nem tratamento, perceba que a lua fica lá, pequenina, mas com a fotometria correta.

fotometria para fotografar a Lua: lente 200mm, f: 6.3, 1/2000 seg., ISO 1600 e
câmera Canon 5D MKIII

É necessário fotografar no manual? Qual fotometria usar para fotografar a lua?

Não! Embora seja muito útil.

A princípio será necessário fotometrar a luz que reflete na Lua. A câmera tem que entender qual objeto deve aparecer claramente na foto. Se você fotometrar na escuridão do espaço, ou fazer uma fotometria do campo todo, a lua, na foto, sairá com a luz “estourada”.

Então, mesmo que a lua seja minguante, crescente ou cheia, fotometre na parte clara dela.

Use o foco em Ponto Único, ou One-Shot AF. Você pode ler o manual de sua câmera para saber como selecionar este modo. Assim, é só mirar na parte clara da Lua e fotografar.

Não é difícil entender porque, já que a luz do sol incide na superfície lunar e ela é rebatida para a terra, assim, é necessário uma regulagem para objetos claros.

No modo manual, regule a câmera como se fosse fotografar de dia. Na foto acima nós usamos a seguinte fotometria para fotografar a Lua: lente 200mm, f: 6.3, 1/2000 seg., ISO 1600 e câmera Canon 5D MKIII. Mas você deve alterar e fazer testes.

É necessário tripé para fotografar a Lua?

Não! Mas recomendo.

A regulagem da câmera é para fotografar de dia. Com a velocidade do obturador alta, se torna desnecessário o uso do tripé.

No entanto, estamos falando de um objeto longe demais, uma pequena tremida pode prejudicar a sua fotografia da lua.

Sendo assim, mesmo que dê para fazer a foto sem tripé, eu recomendo o uso.

Viu só, não é um bicho de sete cabeças fotografar a lua!

Resumindo, será necessário uma lente com bom zoom e conhecimento básico de fotometria.

Veja abaixo a fotografia da lua que o nosso leitor, Gilberto Cardelli, mandou para o FL. Ele aproveitou o advento da luz do planeta Vênus que passou próxima da Lua (ponto luminoso da foto), usou as técnicas deste artigo, e fez esta bela foto da Lua.

Agora é com vocês. Mãos à obra!