sexta-feira, 17 de maio de 2013

Quanto vale uma foto?




Leilões e fotografias exclusivas, podem tornar o fotógrafo rico, ou, pelo menos, pagar uma câmera decente para o seu trabalho. Mas isso não é para qualquer um.

Por Diego Calvo 
Foto Reprodução 

Ser fotografo não quer dizer que ficará milionário. Se conseguir pagar uma prestação de um carro do ano, de um apartamento com dois quartos, fazer as compras e pagar as contas só com o dinheiro da fotografia, se considere um cara de sorte! 

Não esquenta, uma hora a sorte lhe sorri! 

Sebastião Salgado, quando fotografou o atentado contra o então presidente americano Ronald Reagan, faturou uma nota preta com a venda da série de fotos na agência em que trabalhava. 

Mesmo sem ele ter revelado o valor, estima-se que chegou a faturar cerca de U$ 100 mil em uma tacada só. 

Acontece que outras fotos também podem chegar a valores absurdos, como qualquer obra de arte. A casa de leilões Christie’s sabe muito bem disso. 

Neste mês de maio, a casa leiloou uma foto de Angelina Jolie de Topless. A imagem foi feita pelo fotografo David Lachapelle em um ensaio para a revista Rolling Stone em 2001. 

A diva, então com 25 anos, posava ao lado de um cavalo branco e o sortudo equino relava em seus seios com o focinho. 

O leilão foi anunciado antes de Jolie dizer que havia feito mastectomia dupla (retirada dos seios), por conta de uma mutação no gene BRCA1 que poderia lhe causar câncer de mama. 

Apesar disso, a declaração da atriz sobre o processo cirúrgico, alavancou os lances no evento e a imagem foi vendida por cerca de 35 mil euros. 

Outras fotos também chegaram a valores exorbitantes. 

Neste mesmo leilão, uma imagem do fotógrafo alemão Helmut Newton, com quatro modelos nuas, foi arrematada por mais de 100 mil euros. 

O mundo da fotografia é sofrido, mas, raras as vezes, você pode se dar muito bem. 
E aí, quanto vale sua foto?
Google