quinta-feira, 4 de abril de 2013

O que é e como utilizar um contraluz

A luz é essencial na fotografia, por isso, todo fotógrafo deve saber trabalhar com ela para trazer o resultado desejado

Por Diego Calvo
Fotos Diego Calvo

O contraluz pode ser um baita problema na hora de fotografar, no entanto, também, pode ser de grande utilidade em uma foto. Mas o que é contraluz?

Contraluz é quando a luz de fundo é mais forte que a luz do objeto a ser fotografado. Entenda como objeto, uma pessoa, um animal, uma árvore ou mesmo um objeto qualquer.
Quando fotometramos no objeto, a luz de fundo estoura e, quando fotometramos no fundo, o objeto fica escuro. Podemos evitar estes problemas, ou podemos usa-los a nosso favor, fazendo o que chamamos de silhueta (foto que abre o artigo).

Como evitar que a luz estoure? (foto 1)

Supondo que você queira fotografar o rosto do seu filho e, ao mesmo tempo, mostrar o céu lindo atrás dele. Das duas uma: ou você procura coloca-lo de frente para o sol, ou usa flash.

Vou explicar melhor em figuras.

Evite fotografar com o sol na sua frente, ou seja, por trás do objeto (figura 1).

Fotografe com o sol nas suas costas (figura 2).

Se não houver jeito de mudar de posição, use flash, assim conseguirá compensar a luz do sol e atenuar a sombra, dando um belo efeito também.

Como fazer uma foto de silhueta?(foto 2)

Este efeito é muito usado no mundo da fotografia, e não tem segredo algum.

Quando apontamos nossa câmera e apertamos o botão suavemente, sem acionar o disparador, percebemos que ela foca e fotometra (fazendo uns barulhinhos).

Então, simplificando, basta apontar primeiro para o fundo (segurando o botão) e depois que fotometrou, ajuste o enquadramento, usando a regra dos terços, por exemplo, e clique mais forte.

Se quiser fotografar no modo manual, basta equilibrar o Iso, a velocidade e a abertura (leia artigo) para fotografar o fundo, aí é só ajustar novamente o enquadramento e clicar para obter o melhor resultado.

Espero ter ajudado, qualquer duvida, deixe um recado no comentário que eu respondo.
-->