segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dez dicas de fotografia para se tornar um bom fotógrafo



Se você está começando a fotografar e está mais perdido que Hall´s na boca de banguela, leia este post.


Por Diego Calvo

É possível ser um bom fotografo e fazer aquelas imagens lindas vistas em jornais e revistas, mas, para isso, você precisa dar uma atenção a estas dez dicas. 

Só para saber, ninguém fica milionário tirando foto. Para ser um bom fotógrafo (sem redundância) você, simplesmente, tem que “gostar muito de fotografar!”

Também vai ter que ter a disposição de tirar a bunda da cadeira e ir a campo. Não dá para fazer fotografia à distância.

Não basta só saber aplicar a regra dos terços, o negocio é por em prática as técnicas que você aprende.   

Leia mais dicas de fotografia

Agora, se você se acha a última pose de um rolo de 36, caia fora, fotografia é humildade! 

Eis as dez dicas:

-->
1 - Clique muito, fotografe, experimente:
Nesta etapa você começa a desenvolver seu olhar. A técnica é o menos importante para quer começar a fotografar. O negócio é afinar o olhar.

2- Treino:
Sem nenhum fim lucrativo, fotografe seu irmão mais novo, sua mãe, seu pai, seus parentes, seu cachorro e seus amigos. Fotografe o jardim mais próximo, sua rua, a silhueta dos prédios, os meninos jogando bola, etc. Quando fizer isso, o mais importante é definir um “motivo”, ou seja, o que quer dizer com aquela fotografia ou com uma sequência de imagens.

3 – Equipamento:
Se você estiver começando, procure “powershots” e máquinas amadoras de lentes cambiáveis, mas, acredite, equipamento é o que menos importa quando não se tem o olho treinado.

4 – Estude:
Compre livros e leia artigos na internet. Fotografe no modo manual e treine a fotometria.

5- Veja Fotografias:
Procure conhecer os grandes mestres da fotografia (temos alguns no FL para te mostrar), analise suas fotos, pense em como eles chegaram ao resultado de cada fotografia.

6 – Imite:
Tente “imitar” as técnicas dos grandes fotógrafos para, só assim, conseguir criar a sua.

7- Humildade:
Você pode ser um bom fotógrafo, mas ainda não chegou a hora de cobrar, por isso, faça as coisas por gosto e não largue, por enquanto, seu trabalho de dia.

8 – Estude mais:
Procure escolas do ramo e com bons currículos, como a Focus. Isso lhe poupará um grande tempo de estudos já que estará aprendendo direto da fonte, com fotógrafos competentes e experimentados.

9 – Treine com filme:
Uma boa forma de apurar seus conhecimentos é fotografar com filme. Não é um retrocesso. A vantagem do filme, como um teste para a sua capacidade, é que você terá de confiar na sua técnica, pois não dá para ver o resultado imediatamente, sendo assim, não dá para corrigir na hora. Ou você captou a imagem, ou perdeu de vez.

10 – Continue estudando:
Você nunca irá saber tudo sobre a fotografia, por isso, continue estudando, sempre!

Dúvidas? Comente o post que nós responderemos.
Google