terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O que é a regra dos terços?


Figura 1

A regra dos terços é uma simplificação da fórmula de Fibonacci, muito usada por artistas plásticos 




Por: Diego Calvo
Ilustrações e fotos: Diego Calvo

Você deve estar se perguntando: Afinal, o que é regra dos terços? Calma, nós vamos explicar e você vai ver que é muito simples, mas útil. 

A regra dos terços é amplamente usada para compor fotografias. Esta técnica consiste em dividir, virtualmente, o visor da câmera em e duas linhas horizontais e duas linha verticais obtendo, assim, nove quadrados (ou retângulos) idênticos entre si, como mostrado na imagem que abre este artigo.

Existem câmaras mais modernas que dividem, automaticamente, o ecrã (visor de LCD) da máquina fotográfica. Isso facilita muito na hora de compor a cena, mas é sempre melhor você fazer isso no olho mesmo, para treinar.


Você pode querer ver também:
Dicas para fotografar bem melhor
Dicas para fotografar a lua
Dicas para fazer fotometria
Fotógrafos famosos

A ideia é posicionar a parte mais importante de sua cena (motivo) em uma das intersecções das linhas (representada por bolas pretas na "figura 2" abaixo). 

Você pode colocar um olhar, uma pessoa ou um objeto bem na intersecção. Assim, a fotografia ficará muito mais harmoniosa. 

Na verdade, a regra dos terços é uma abreviação, ou, simplificação da Divina proporção, que foi formulada por Fibonacci (figura 3), pois, segundo estudos do comportamento humano, o olho, ao se deparar com uma foto ou um quadro, observa, primeiramente, os pontos de intersecção, para depois chegar ao meio.

Figura 2
Figura 3

Uma curiosidade: nós, ocidentais, que lemos da esquerda para direita e de cima para baixo, observamos primeiro o ponto superior esquerdo. Já os orientais, com sua escrita inversa, observam o ponto superior direito.

A regra dos terços não é exclusiva da fotografia. Muito antes da invenção da arte dos retratistas, a regra era amplamente usada em quadros por artistas plásticos, como vista nesta pintura renascentista logo abaixo. 






A fotografia se apropriou de muitas técnicas da pintura, como seria natural, a regra dos terços foi uma delas. 

Veja algumas fotos abaixo e teste isso em suas composições. Clique bastante meu caro leitor, só assim conseguirá uma bela imagem proporcionalmente Divina. 



Google